QUEM PRECISA DE TERAPIA?
O que já foi considerado como dores da alma já começam deixar de ser tratadas como frescura e, hoje, incomodam tanto as pessoas quanto qualquer sintoma físico. Cada vez mais as pesquisas comprovam a influência das emoções na saúde física.
Mas, infelizmente atualmente ainda se refere a fazer terapia, passar pelo psiquiatra ou psicólogo, como sendo para pessoas que tem problemas mentais, como sendo para quem está “ficando louco”! Ou tão ruim como o já citado como sendo para pessoas fracas e de pouca fé.
Então penso que inicialmente precisamos desmistificar essa questão e mal “compreendido”.
A terapia, ou o termo mais técnico, a psicoterapia, é um tratamento de doenças mentais ou psíquico-emocionais, sem o uso de medicamentos, auxiliando e intermediando com o paciente formas de resolver ou aprender a lidar com os conflitos existenciais, perdas concretas e simbólicas, mas em especial uma forma de levar a pessoa a se conhecer melhor, se reconhecer, aprender a confiar em si mesmo e potencializar o máximo que puder de sua capacidade.
Geralmente uma pessoa procura a terapia impulsionada por uma dificuldade, seja de natureza emocional, profissional e até mesmo sexual. Podendo também ser encaminhada por médicos de outras especialidades, o que por vezes causa muita frustração, porque o desejo do paciente é encontrar uma resposta mais objetiva para suas dores e ou temores, de preferência que seja diagnostica e comprovada por um exame de laboratório ou de imagem. Até pelo temor que existe de ser classificado como fraco e ser descriminado. “já ouvi pacientes dizerem que estão muito mal porque os exames não trouxeram nenhum “problema”. Vejam a que ponto chega!
Por se tratar de um tratamento que lida com o subjetivo, traz muita insegurança e medo do que pode se encontrar, levando a uma grande maioria das pessoas a postergar e evitar o máximo que podem para iniciar um processo terapêutico. Vindo a iniciá-lo quando os sintomas começam a se agravar.
Importante também informar que em alguns casos mais tardios de busca de ajuda especializada e em patologias (doenças) como depressão mais severa, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, distemia (transtorno de humor) e outras; o suporte medicamentoso e acompanhamento do psiquiatra são fundamentais para que o paciente consiga seguir paralelamente a terapia, isso para que o paciente não descompense ainda mais, tendo como conseqüências a perda do emprego, do casamento, dos amigos e outras perdas.
A terapia tem como objetivo também melhorar a auto-estima, a autoconfiança e com isso minimizar o stress das decisões e resoluções que se apresentam nas várias fazes da vida de um ser humano.
Outra informação é que muitas crianças e adolescentes quando tratados nessas fases se tornam adultos mais ajustados e com mais qualidade de vida e que o contrário que ocorre muitas vezes por preconceito ou falta de conhecimento pode resultar em adultos desajustados, depressivos e sem qualidade de vida.
É fundamental que seja realizada por um profissional habilitado (com CRP), que antes de qualquer abordagem com que trabalhe realize uma anamnese “clínica” bem completa, onde se investigue a possibilidade de outras patologias também estarem contribuindo para os sintomas trazidos pelo paciente.
Após essa avaliação o paciente poderá ser indicado para uma outra abordagem da psicologia, que em alguns casos são mais indicadas que em outros!!
O Atendimento Clínico é feito em consultório próprio com hora marcada em um ambiente confortável e seguro. O acesso é fácil, a localização privilegiada próxima a região central da cidade, e os horários flexíveis.
Terapia On-line – 15 99774.1506
O CFP (Conselho Federal de Psicologia) autorizou a prática da terapia online.
O atendimento pode ser feito via Skype, Hangout, WhatsApp ou outras plataformas online. As novas regras entram em vigor em novembro/2018.
A terapia online já é permitida desde 2012, mas a modalidade de atendimento era limitada em seu número de sessões.
Você também pode solicitar essa modalidade de atendimento, entre em contato e agende sua inclusão no programa.
Saiba mais pelo whats, basta clicar neste link: https://bit.ly/2Su9JyW