Terapia Sexual

Terapia SexualTerapia sexual é o tratamento de disfunções sexuais, tais como: não-consumação, ejaculação precoce, disfunção erétil, libido baixa, fetiches sexuais não-desejados, vício sexual, sexo doloroso ou uma falta de confiança sexual, assistência de pessoas que estão se recuperando de agressão sexual, problemas em geral causados por estresse, fadiga e outros fatores ambientais e de relacionamento. Terapeutas sexuais assistem aqueles que estão experimentando problemas na superação destas (disfunções) e que ao realizarem-na possivelmente readquirem uma vida sexual ativa.

 

O que é a Disforia pós-sexo?

Disforia pós-sexo, a tristeza que toma algumas pessoas após o orgasmo.

As relações sexuais são seguidas, em geral, por uma sensação de relaxamento e bem-estar. Mas, para muitas pessoas, nem sempre é assim.

Há quem seja tomado por um sentimento de tristeza, vergonha e ansiedade, sem qualquer motivo aparente, após atingir o orgasmo. É a chamada disforia pós-sexo, também conhecida como tristeza ou depressão pós-sexo.

Em alguns casos, a pessoa pode ficar irritada e agir de forma abusiva fisicamente ou verbalmente, em vez de compartilhar um momento que supostamente deveria ser prazeroso com o parceiro.

Tanto Homens quanto Mulheres?

Pesquisas mostram que entre 33% e 46% das mulheres já passaram por isso pelo menos uma vez na vida. Entre os homens esse número chega a 40%.

(Psicólogos da Universidade de Tecnologia de Queensland)

Por que isso acontece?

Especialistas afirmam que há diversas causas, como também pode ser uma combinação de fatores.

A disforia pode estar relacionada a um processo hormonal na amígdala neural, estrutura do cérebro responsável por regular nossos sentimentos e emoções.

“Durante a relação sexual, a amígdala pode reduzir sua atividade e, depois do ato, é ativada novamente”

Mas o transtorno também pode estar ligado ao estresse psicológico, outras disfunções sexuais ou fatores culturais.

“A disforia pode ser ainda produto de uma educação sexual muito opressiva, em que o sexo possa gerar questionamentos ou angústia para a pessoa”.

Ao apresentar qualquer sintoma, procure ajuda profissional, porque há diferentes tratamentos para a disforia pós-sexo.