“Como vencer os desafios e concretizar seus planos para o ano novo!”

 

As metas e objetivos de vida são fundamentais para o nosso crescimento tanto profissional quanto pessoal, pois nos norteiam nas rotinas e nos motivam. Elas nos ajudam a transformar os nossos sonhos em realidade.

A meta constitui um objetivo, no entanto nem todo objetivo é uma meta. A diferença mais característica entre meta e objetivo é que as metas são quantitativas, e os objetivos são qualitativos.

Como exemplo, imagine que você quer ser um empreendedor(a) e decidiu montar um negócio, ou então resolveu perder peso, ficar rico e mudar de emprego. Esses são seus objetivos.

Montar um negócio bem sucedido em um ano, perder 10 quilos em três meses, ficar milionário até os 28 anos ou conseguir aquele emprego desejado em seis meses; são exemplos de metas que são estabelecidas.

Para vencermos cada uma dessas etapas a caminho dos objetivos, a disciplina é fundamental.

Mas por que é tão difícil cumprir as metas que estabelecemos?

Existem alguns comportamentos que acabam agindo como “boicotadores” dos nossos objetivos e metas. Eles estão a serviço de justificar o que nós não conseguimos.

Também existe um erro muito comum ao traçar metas ou objetivos de vida, que é de querermos saltar direto para “o quê”, antes de nos perguntarmos o “por quê”, sendo justamente essa  reflexão que vai nos motivar durante a trajetória para alcançarmos o objetivo final.

Vale consideramos também que é possível que suas metas mudem, e isso é normal. Então você faz as adequações necessárias, contanto que elas não resultem em procrastinação.

Como definir aqueles que merecem de fato se tornar metas?

1. Conheça seus princípios – O mais importante é entender a razão por trás do objetivo.

2. Saia da zona de conforto – Tendemos a nos empenhar mais quando estabelecemos objetivos ousados

3. Saiba o que você está disposto a abrir mão –  é necessário abrir mão de algo para conseguir o que se deseja.

4. Tenha clareza ao estabelecer suas metas –  Isso vai ser fundamental para transformar o que parece abstrato em algo concreto.

5. Divida as metas entre curto, médio e longo prazo –  Isso ajudará a dar um rumo às suas ações e a definir prioridades.

6. Defina as metas entre ser, fazer e ter – As metas ser são fundamentais, porque garantem o sucesso das metas fazer e ter.

7. Faça um Quadro de Visão – Você pode utilizar imagens que simbolizam suas metas e deixá-las em um local onde você sempre veja.

Seja determinado e lembre-se de livrar-se dos hábitos ruins, aqueles que lhe fariam justificar cada tarefa não realizada em suas metas.